Guia do Entrudo na Beira

Guia do Entrudo na Beira

O entrudo beirão está carregado de tradições, muitas delas transportam-nos a um tempo em que as modas não se importavam pelas televisões. Os gaiatos andavam à brinca pelas ruas com as caras enlaburdadas de carvão. Porque se falamos de importações, convém lembrar que foram os portugueses que introduziram no Brasil o costume de se brincar no Carnaval, provavelmente no século XVI, com o nome Entrudo.

A própria designação «Entrudo» – do latim introitus (intróito), significa introduzir, dar entrada, começo ou anunciar a aproximação da quadra quaresmal. Em Portugal, uma das primeiras referências ao Entrudo, encontra-se num documento datado de 1252, no reinado de D. Afonso III, embora não propriamente relacionado com as festividades carnavalescas, mas com o calendário religioso. In “Festas e Tradições Portuguesas”, Vol.II Ed. Círculo de leitores I

Desde o julgamento e enterro do galo aos corsos de máscaras, aqui temos dos carnavais mais genuínos do país. Enchidos, assados, bolos  e Carnaval na neve.

Queima do entrudo

Entrudo Lagarteiro

Vilar de Amargo no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo dinamiza uma celebração que envolve toda a comunidade, onde os excessos não só são permitidos, como até fazem parte da festa. Mulheres mascaradas de homens e homens de mulher, com rendas e máscaras de cortiça a esconder a face para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem aos outros “ …enfarinhar e tisnar com a fuligem das panelas de ferro era a tradição…” e dia 2 de Março vai voltar a ser.

Do programa das festas constam uma arruada com gaiteiros, bombos caixas e gaitas, o velório do entrudo, o caldo das viúvas- que consiste num caldo gordo com carnes e enchidos, feito em antigas panelas de ferro-, teatro de rua, leitura do sermão e um baile de máscaras.
A queima é feita na praça central da aldeia onde o boneco de palha que simboliza o entrudo é colocado no topo de uma fogueira com aproximadamente 3 metros de altura.

Consulte o programa completo em http://www.aquihabeira.pt/portfolio/entrudo-lagarteiro-vilar-de-amargo/

Máscaras de rendas para ocultar a identidade dos mascarados em Vilar de Amargo

Guarda Folia

A cidade mais alta prepara-se para julgar o galo, o maior evento do programa do Guarda Folia, que consiste num monumental desfile alegórico que envolve as freguesias do concelho. O Desfile e Julgamento do Galo, momento alto da GuardaFolia, faz do Carnaval da Guarda um Carnaval genuinamente português que tem vindo a marcar a diferença nos Programas de Carnaval de todo o país recorrendo à sátira e ao humor num tom popular e inteligente. Uma iniciativa baseada em tradições populares e que tem na “morte” do galo o seu auge. A iniciativa envolverá mais de 900 participantes, 29 carros alegóricos das freguesias do concelho e a novidade de um carro alegórico com sátira ao executivo municipal e que traz às ruas da Guarda um tom satírico e mordaz, antes da morte do galo, o qual é condenado à fogueira, depois de se sentar no banco dos réus.

Julgamento do Galo na Guarda

A morte do galo irá, simbolicamente, exorcizar o mal para, fazer renascer esperanças. Na edição deste ano, a dramaturgia inspira-se no universo simbólico do livro de George Orwell, O Triunfo dos Porcos, sublinhando uma visão metafórica e crítica sobre alguns acontecimentos e situações que inquietam, molestam e revoltam a humanidade.

O Julgamento e Morte do Galo na Guarda é um acontecimento artístico e comunitário genuíno no panorama dos festejos de Carnaval nacionais.
O galo termina a sua vida na Praça Luis Camões, mas para além deste evento, o programa esta repleto de muitas outras actividades como o cortejo infantil, ou a Fun Run.

Carnaval na neve

O Carnaval da Neve 2019 está já a decorrer e promete muita animação e folia na cidade da Covilhã. Pista de gelo, bailes, desfiles, concertos e exposições são algumas das propostas para esta edição.

Pista de gelo na Praça do Município em frente à Câmara Municipal da Covilhã

De 16 de fevereiro a 17 de março, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal estará instalada uma pista de gelo e de curling. Durante o fim de semana de Carnaval são vários os bailes de máscaras pela cidade e na aldeia de montanha- Penhas da Saúde.

Corso de Carnaval na Covilhã
O corso de Carnaval percorre as ruas do Centro Histórico da Covilhã

No domingo, dia 3, às 15H00, o desfile “Carnaval do Mundo”, que parte do Campo das Festas e termina no Mercado Municipal, conta pela primeira vez com a participação de associações do concelho. Um grande desfile, que vai surpreender e animar as ruas do centro histórico da Covilhã. Ainda neste dia, às 17H00, poderá assistir ao Concerto de Carnaval na Banda da Covilhã.

Conheça o programa em detalhe: http://www.aquihabeira.pt/portfolio/carnaval-covilha-2019/

https://www.facebook.com/opticaliacovilha/

Oleiros anima Carnaval

O Oleiros Anima Carnaval está de volta ao Jardim Municipal de Oleiros este domingo, dia 3 de março, a partir das 14H30. Este evento surge renovado, de volta à rua conforme o seu conceito original, permitindo a participação de grupos auxiliados por veículos decorados a rigor. Espera-se uma forte participação das associações e instituições do concelho para devolver a folia a um desfile que outrora juntou muita população na festa que é o Carnaval.

O desfile começa às 15 horas, mas a partir das 14:30 a animação está garantida no Coreto do Jardim onde os mais pequenos podem transformar-se nos seus heróis e princesas preferidos, com pinturas faciais e modelagem de balões.

Share post:

  • /