Rota das Adegas

Rota das Pipas – Adegas da Fatela

Uma rota que se está a tornar um caso sério que envolve tanto a população local e visitantes de outras paragens. Quem esteve presente no ano passado faz questão de repetir este ano a festa. Na sua terceira edição, a realizar-se sábado 25 de Abril na Fatela, Fundão, não se espera menos que alegre convívio, boa disposição, muita música e petiscos de lamber as beiças. E, claro, o vinho da Fatela. Os fatelenses abrem as portas das suas adegas, por isso façam favor de entrar que a festa vai começar.

A animar a festa teremos:

Valores locais, amadores por certo mas com muita garra, como o acordeonista Júlio Lopes, a cantora Rosa Mesquita, a voz de ouro do Miguel Henriques ou o duo Fatelas com os seus hinos dedicados à Fatela como ‘És Tão Linda ou ‘És a Minha Fatela’ certamente ajudarão o vinho a escorregar melhor. Muita música tradicional, festiva e fado irão proporcionar aos aderentes a mais bela das marafalhas.

Da Beira Baixa poder-se-á contar também com o mítico trovador das Beiras, Jerónimo Mateus, com a Associação Squalius/Rancho Folclórico de Escalos de Cima que trará a cor e sabor do folclore e etnografia, e, como não poderia faltar numa festa beirã, haverá Bombos com fartura.

Este ano a surpresa será a de juntar o rock à já efusiva mistura, cortesia dos algarvios (e um fatelense) Patrulha do Purgatório e de mais uma banda albicastrense a confirmar.

Se há rei nesta festa é o vinho. Feito com esforço, empenho e dedicação pelos fatelenses que abrirão portas às suas adegas para bem acolher e dar a provar o precioso nectar. É provar o vinho da Fatela e cantar com alegria: ‘Vinho tinto só faz mal, a quem já anda doente, ou a quem não tem pedal, para acompanhar a gente’.

E o vinho é sinónimo de petiscos. O porco no espeto que, de tractor vai seguir os festeiros por todas as adegas, será cabeça de cartaz. Mas o bandulho poderá ser reconfortado com maior requinte com as chouriças regionais, bons queijos, ensopado de porco, moelas, lombo no forno em caldo de cerveja, sopa caseira. Resumindo: uma riqueza!

As inscrições poderão ser feitas através do número 911 101 040. Entre 1 e 30 de Março o valor é de 10 euros e a partir de 1 a 25 de Abril passará a 15 euros.

Rota das Pipas – Adegas da Fatela: não há que enganar – sábado 25 de Abril na Fatela, Fundão – passem por lá, juntem-se à festa que serão bem recebidos.

 



Informação

  • Categoria: Evento
  • Data: 25 de Abril
  • Hora:
  • Local: Fatela, Fundão
  • Classificação: M/
  • Preço:
  • Duração: