Soalheira, a terra do queijo

Soalheira, a terra do queijo

A Feira do Queijo da Soalheira regressa de 17 a 19 de Maio e traz, além de muito queijo, naturalmente, muitas outras iguarias beirãs. Degustações, homenagens e uma rota da pastorícia são algumas das actividades que a Vila preparou para receber os visitantes à boa maneira da Beira Baixa.

Feira do Queijo da Soalheira

São três dias para provar, comer e deliciar-se com os melhores queijos, num certame que conta com a participação activa e valiosa dos mais pequenos através do projecto ESCOLAS DE QUEIJO, esta iniciativa que decorre há já dois anos nos estabelecimentos de ensino do Fundão ensina aos alunos a fazer queijo e a afiná-lo.

“este sabor não está assim tão ausente, muitas das crianças ainda têm contacto com os pais e com os avós a fazer queijo em casa, eu pensava que este património estava um pouco perdido, nas mãos apenas de alguns, mas não, o Fundão é uma terra de queijo e de bom queijo.” Miguel Rainha – coordenador do projecto Escolas do Queijo

No Sábado durante a tarde é apresentado este  projecto, que convida ainda  os visitantes a arrematarem um dos queijos, de edição muito limitada, feitos pelos pequenos queijeiros.

À noite a Soalheira homenageia um dos seus filhos mais ilustres com o lançamento do  CD “Soalheira Canta Arlindo de Carvalho”,  num concerto protagonizado pelos artistas que deram voz ao projecto.  Uma viagem pela Beira Baixa através da obra de Arlindo de Carvalho.

No domingo, dia 19, além das aulas de cozinha e das mais variadas provas dos mais diversos petiscos, o palco é para o Arroz Colaborativo do artesão social José João Rodrigues, sem receita nem tempo predefinido, promete ser um arroz improvável feito a várias mãos.

São mais que muitos os motivos para visitar a Soalheira este fim de semana, ma se precisa de mais razões pode consultar a programação completa: http://www.aquihabeira.pt/portfolio/12a-feira-do-queijo-da-soalheira/

Share post:

  • /