Os Madeiros da Beira

Os Madeiros da Beira

São grandes pilhas de lenha, troncos e raízes, alguns pneus ( mas isto vocês não leram, porque  não se pode) e, em alguns sítios, um pinheirinho de Natal, para coroar esta fogueira que é capaz de aquecer até corações.  É assim, que em praticamente todas as aldeias e vilas desta nossa Beira se arma uma fogueira gigante que deverá acender-se na noite de 24 de Dezembro, depois da Missa do Galo,  para aquecer o menino. Os Madeiros são uma tradição  viva e de saúde rija aqui na Beira, que reúnem as boas gentes beirãs à sua volta, enquanto se trocam copos de vinho e jeropiga, uma chouriça assada, e não  faltam, com certeza, as boas das filhós.

Antigamente, é assim que todas as boas histórias começam, esta tarefa estava entregue aos mancebos – os rapazes que deviam apresentar-se à inspecção, mas com as aldeias vazias e com as moças a mostrarem o que valem, hoje, dar forma aos Madeiros, é cada vez mais uma iniciativa comunitária que envolve uma boa parte da população.

Mas a tradição mandava e manda que a fogueira fosse alta e durasse alguns dias, de preferência até ao dia de Reis, e a perícia na execução determinava que a mesma não tombasse por ali abaixo ao primeiro sopro que lhe desse.  Mas a tradição tem mais que se lhe diga, e no caso da lenha, se esta fosse oferecida, a comitiva era recebida com festejos e com um garrafão de vinho, se pelo contrário fosse roubada, era depositada na praça a meio da noite, sem festejos e sem pinga.  Da rivalidade entre aldeias ocorria que às vezes se roubavam os madeiros umas às outras, é que ter o maior e o “mai” lindo era um motivo de orgulho que animava as sortes*.

Actualmente, Penamacor orgulha-se de ter o maior madeiro de Portugal, e Dezembro passou a ser o mês de Penamacor Vila Madeiro , que começa com o cortejo de tractores que acarretam várias toneladas para construir este enorme madeiro que chegar a atingir mais de 10 metros de altura.  Contrariamente ao resto de madeiros, em Penamacor este acende-se no dia 23 e é assim que conseguimos ir todos os anos a pelo menos dois madeiros, ao de Penamacor e ao da nossa aldeia. Vocês vão a qual?

*sortes: grupo de rapazes que ia à inspeção

Fotografias: Câmara Municipal de Penamacor

 

English version next  —»

Share post:

  • /